top of page

Avenida das Ondas, na aprazível Veneza americana


Fort Lauderdale tem vários apelidos, um deles é a Capital Mundial do Iatismo, onde ocorre o maior boat show do mundo, numa área de quase 300 mil metros quadrados, equivalente a 40 campos de futebol, exibindo perto de 2 mil embarcações. Somando quase 5 bilhões de dólares entre barcos, equipamentos e produtos náuticos. Não é pouco. Para se ter uma idéia, o Parque do Flamengo, no Rio, abriga 9 campos, a Marina da Glória onde ocorre o nosso boat show ocupa menos da metade da área desses 9 campos.

Não poderia ser diferente, com tantos canais e o mar azul banhando praias de areias branquinhas, vocação natural para a Avenida das Ondas, ou, Las Olas Boulevard onde tanto moradores locais quanto turistas flanam pelas calçadas arborizadas a poucos passos da água.

Shopping e gastronomia para todos os gostos e bolsos, um dos mais apropriados apelidos de Fort Lauderdale, muito por força da Las Olas Boulevard, é a Veneza americana, dada a extensão dos canais, aproximadamente 120 quilômetros, e o hábito local de utilizar os canais para o deslocamento, tanto em barcos privados quanto “water taxi”.

Para brasileiros é um banho de inspiração, pois há tantos lugares no Brasil paradisíacos no passado e deteriorados pelo uso inapropriado através do tempo. A Veneza, digo, Fort Lauderdale na Flórida, foi até 1917 uma área de banhados e sofreu, em pelo menos três décadas, gradual urbanização planejada e reformas. Ganharam os proprietários de residências e comerciantes locais, pela valorização de seus bens e consolidação de um destino singular até mesmo para americanos. E fica uma dica, para o turista mais atento a oportunidades: ainda é barato adquirir uma residência em Fort Lauderdale.


bottom of page